JBN Guardanapos Especiais

Blog

Almoço de negócios no exterior: 5 gafes a serem evitadas! (parte I)

Quando vamos a negócios para outro país devemos nos atentar aos detalhes de cada cultura, vestimenta, modo de falar, etc. O que pode ser comum no seu país pode não ser em outro. Nunca é errado pesquisar e informar-se antes de visitar um país para evitar cometer equívocos e poder aproveitar melhor as oportunidades de negócios sem gafes.

Informar-se, pesquisar, conhecer a cultura de um país antes de visitá-lo, especialmente se for a negócios, sem sombra de dúvidas deve fazer parte do “check-list” da sua viagem.

Muitas vezes achamos que fazemos coisas rotineiras aqui e que podemos repeti-las em outro país. Engano! Muitas são as gafes cometidas em uma mesa de negócios pelo simples fato dos empresários não perguntarem ou pesquisarem, com antecedência, sobre os costumes de cada região.

Na Itália, por exemplo, você deve agradar seu interlocutor pelo título de Doutor, Senhor, Engenheiro e seguido do seu sobrenome. Na França, as pessoas são sempre chamadas pelo sobrenome em reuniões de negócios. Nos EUA, convém perguntar como a pessoa prefere ser chamada.

Na Alemanha, por mais calor que esteja, tirar o paletó e arregaçar as mangas é sinal de desleixo e falta de educação. Assim como ficar sentado largado na cadeira é considerado grosseria na Suiça.

Algumas dicas são preciosas antes de viajar para outro país. Atente-se nos detalhes como:

1)      Tome cuidado como alguns gestos públicos, como: assoar o nariz na rua, ninguém faz isso na Coréia do Sul, bem como, no Japão, ninguém espirra diante das outras. Em Seoul, prefira as passagens subterrâneas para atravessar ruas e avenidas, não tente atravessá-las, como fazemos aqui. Na Suiça, os pedestres que atravessam fora da faixa ou com o sinal vermelho são advertidos. Na Tailândia, casais não devem trocar carícias, se beijar na frente dos outros. Nos EUA e Paris, os esbarrões devem ser acompanhados por “Excuse” me ou “Pardon me”.

2)      As roupas são detalhes que nos países islâmicos, as mulheres andam cobertas da cabeça aos pés, inclusive os cabelos são escondidos. Os homens são vestidos com camisa longa e calças compridas. Na Índia evite roupas justas e decotadas. No Egito use a cor roxa se estiver de luto.

3)      Algumas formas de cumprimento são diferentes ao redor do mundo, como por exemplo, na Rússia você pode ser recebido com um beijo na bochecha ou na Nova Zelândia receber uma cuspida no pé. Os orientais curvam-se para demonstrar respeito. Nos países islâmicos, utilize a mão direita para tocar o coração, testa e acima da cabeça. Nos EUA, não se costuma trocar beijinhos, apenas o aperto de mão. Na Alemanha, na hora do cumprimento tire a outra mão do bolso.

4)      Sinais tidos como tradicionais, normalmente, não são universais. Como o círculo feito com o polegar e o dedo indicador, que para nós é gesto obsceno, nos EUA significa OK. No Japão quer dizer dinheiro. Na Alemanha é chamar alguém de idiota. Nos países árabes, mostrar a sola do sapato ao cruzar as pernas é grosseiro. Mostrar a palma da mão para um grego é a pior ofensa. Na Itália, não aperte as frutas antes de comprá-las, eles ficam furiosos.

5)      Evite assuntos polêmicos como política, religião e futebol. O senso de humor varia entre os países.

Cuidado com os gestos, maneira de falar, abordar assuntos polêmicos em um almoço de negócios! Um comportamento agradável pode ser decisivo para o fechamento de uma proposta.

Author:
Posted in: Destaque, Etiqueta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>