JBN Guardanapos Especiais

Blog

Como proceder em uma Reunião de Negócios em um Restaurante Japonês

É sempre importante conhecer a cultura de um povo, principalmente quando temos que conviver por motivos profissioinais com ela.As vezes uma palavra ou gesto pode ter um significado totalmente diferente da mensagem que você deseja transmitir.

Como-proceder-em-uma-reunia-de-negocios-em-um-restaurante-japones
Com a globalização o acesso a tantas culturas diferentes nos obriga a aprender a como se relacionar com cada uma delas. Caso seu cliente escolha um restaurante japonês para uma reunião e você não conseguir escapar da situação, é fundamental você conhecer os costumes e os procedimentos que regem a etiqueta à mesa japonesa. Conheça os costumes e cada acessório e como utilizá-lo de forma correta:


1. Oshimori

Assim que você chegar ao restaurante lhe trarão uma toalhinha quente ou gelada chamada oshibori. Ela serva para limpar e desinfetar aos mãos.

2. Sushi e sashimi
Na hora de comer sushi e sashimi nada de usar o hashi (palitinhos). Tem que pegar com a mão e molhar a parte do peixe no shoyu.
Na verdade os hashis não fazem parte da etiqueta japonesa, tudo se deve comer com as mãos, porém aqui no Brasil não podemos seguir tão a risca assim.

3. Gengibre
O gengibre serve para limpar o paladar entre um prato e outro, portanto deve ser degustado nos intervalos puro.
HashiO hashi é o talher e deve ser segurado direito, com o dedo indicador e o dedo do meio do lado de fora e o dedão do lado de dentro para apoiar. Nunca fale e nem aponte nada segurando os hashis, eles servem apenas para levar a comida à boca. E deve ser apoiado no descansador logo após.

4. Tigelas
Toda a comida que vier em tigelas, serve para o macarrão e o arroz também, a própria tigela deve ser segurada com as duas mãos e trazida à boca.


5. Saquê
Para tomar o saquê seguindo a tradição e o ritual originais. Primeiro levantamos o copinho para receber a bebida, que deve ser servida sempre pelo seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando com a direita. O copo de saquê deve ficar cheio até o final da refeição, no final, a tradição manda fazer um brinde esvaziando o copinho de uma vez só.

6. Babador
O babador é um item importantíssimo, principalmente em uma reunião de negócios, afinal, ninguém gosta de correr o risco de ter sua camisa suja com shoyo em uma reunião de negócios.

Author:
Posted in: Etiqueta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *