JBN Guardanapos Especiais

Blog

Etiqueta e boas maneiras em uma refeição de negócios

Quando se trata de negócios, o excesso de informalidade pode fazer você perder clientes ou perder negócios! Um comportamento ruim pode levá-lo a ser banido por isso, podendo perder uma boa oportunidade que possa estar esperando!

É muito importante saber lidar com situações do dia a dia para manter a boa imagem e educação, especialmente, em ambiente de trabalho. 

Em qualquer ocasião, especialmente, quando marcar almoços ou jantares, o essencial é a pontualidade. O uso do traje adequado é um fator importante, dependendo do local que você tem que ir. Caso se atrase, o ideal é ligar para avisar.

Em uma reunião, lembre-se do nome das pessoas antes de iniciar, tente memorizar o nome de cada uma delas. Não se esqueça de usar a forma de tratamento mais adequada, como Senhor, Senhora, Doutor, etc.

Em uma reunião, que o local é um restaurante, tente respeitar um cronograma bem definido com antecedência. Controle o tempo, de forma com que as conclusões sejam finalizadas antes que todos se levantem.

É muito gentil, por parte da empresa, enviar um brinde após a reunião em forma de agradecimento ou parabenizando pela condução da reunião. Esse comportamento melhora a aproximação entre os parceiros de trabalho. Cuidado com o excesso, para não parecer falsidade!

Cuidado com o celular! Nesses almoços e jantares de negócios, tente desligar o celular ao iniciar o contato com o outro cliente. Caso contrário, pode parecer que você não está interessado em fechar um negócio com ele, pode parecer descaso com o outro. Se tiver que atender, peça desculpas e retire-se da mesa sendo muito breve na conversa ao telefone.

Existem algumas situações embaraçosas como deixar cair um copo cheio, esquecer o nome de alguém, sujar a roupa com a comida, especialmente, molhos, etc. Não há receita certa para tais situações, apenas use o bom senso para que você não agrave mais a situação. Um pedido de desculpas, um pouco de bom humor e sutileza não fazem mal a ninguém. Não tem jeito, todos já passaram por situações embaraçosas um dia!

A etiqueta à mesa é muito importante, apesar de muitos acharem que é frescura. Mas a liderança positiva, características especiais, comportamento bom em público são exemplos bons no mundo dos negócios.

Author:
Posted in: Destaque, Etiqueta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>