JBN Guardanapos Especiais

Blog

Festa de fim de ano também requer boas maneiras – parte 2

Uma ocasião que sempre deixa as pessoas preocupadas são as comemorações festivas da empresa. Calma, aqui vão algumas sugestões de qual a roupa mais apropriada, o que devemos conversar ou como se comportar.

festa de fim de ano tambem requer boas maneiras parte 2

Essas temidas festas de fim de ano são o alvo de dúvidas de comportamento dos funcionários. Mas para evitar essas gafes em ambiente profissional, seguem algumas dicas:

Não abuse nas bebidas alcoólicas!

A dúvida mais freqüente entre os funcionários é se pode ou não beber um vinho, cerveja ou whisky nessas festas de fim de ano. O fato é que a bebida nos deixa mais “soltinhos” e desinibidos e para evitar que isso ocorra é aconselhável beber um copo de água após cada copo de bebida de álcool ingerida. Não é proibido e nem feio beber socialmente e moderadamente.

Evite certos assuntos!

A conversa deve ser agradável, por isso, atente-se com o assunto que irá abordar. Lembre-se que ninguém gosta de comentar sobre doenças, problemas financeiros ou de saúde, especialmente, em uma festa entre amigos de trabalho em um momento de confraternização.

A conversa com o chefe durante a festa deve ser natural e espontânea. Nesse momento, além de conversar com o chefe, também é interessante fazer networking, aproximar-se das pessoas que você não conversa durante o ano, se apresentar e comentar sobre a festa, falar sobre sua função na empresa é uma forma de aproximação.

Etiqueta na hora de comer

A dica crucial nessa hora é: pegue os salgadinhos com a mão com o auxílio de um guardanapo limpo. Nunca se sirva com o guardanapo que você limpou sua boca, isso não é higiênico!

Caso haja um Buffet, é possível servir-se quantas vezes quiser, mas evite encher o prato de comida, isso todo mundo repara!

Posso levar acompanhantes na festa da empresa?

A regra é que se não foi combinado com antecedência, não é para levar ninguém. Às vezes, esse tipo de confraternização será chato para quem não participa e conhece os outros convidados. Além de correr o risco de essa pessoa prejudicar o seu “social” com os demais convidados.

O que vestir?

Tudo depende qual é o tipo de festa, em um clube, um churrasco, uma pizzaria, na própria empresa. Mas tente usar tecidos leves, acessórios mais descontraídos e pouca maquiagem. Evite: decotes exagerados, minissaias, bermudas, shorts e transparências. Já para os homens, evite: bermudas, shorts e tênis.

Caso seja em um clube, não é comum os executivos usarem sungas, maiôs e biquíni. Caso você almeje um cargo mais alto na empresa, a dica é evitá-los. Conhece a regra que o “menos é mais”?

 

Uma ocasião que sempre deixa as pessoas preocupadas são as comemorações festivas da empresa. Calma, aqui vão algumas sugestões de qual a roupa mais apropriada, o que devemos conversar ou como se comportar.

Essas temidas festas de fim de ano são o alvo de dúvidas de comportamento dos funcionários. Mas para evitar essas gafes em ambiente profissional, seguem algumas dicas:

Não abuse nas bebidas alcoólicas!

A dúvida mais freqüente entre os funcionários é se pode ou não beber um vinho, cerveja ou whisky nessas festas de fim de ano. O fato é que a bebida nos deixa mais “soltinhos” e desinibidos e para evitar que isso ocorra é aconselhável beber um copo de água após cada copo de bebida de álcool ingerida. Não é proibido e nem feio beber socialmente e moderadamente.

Evite certos assuntos!

A conversa deve ser agradável, por isso, atente-se com o assunto que irá abordar. Lembre-se que ninguém gosta de comentar sobre doenças, problemas financeiros ou de saúde, especialmente, em uma festa entre amigos de trabalho em um momento de confraternização.

A conversa com o chefe durante a festa deve ser natural e espontânea. Nesse momento, além de conversar com o chefe, também é interessante fazer networking, aproximar-se das pessoas que você não conversa durante o ano, se apresentar e comentar sobre a festa, falar sobre sua função na empresa é uma forma de aproximação.

Etiqueta na hora de comer

A dica crucial nessa hora é: pegue os salgadinhos com a mão com o auxílio de um guardanapo limpo. Nunca se sirva com o guardanapo que você limpou sua boca, isso não é higiênico!

Caso haja um Buffet, é possível servir-se quantas vezes quiser, mas evite encher o prato de comida, isso todo mundo repara!

Posso levar acompanhantes na festa da empresa?

A regra é que se não foi combinado com antecedência, não é para levar ninguém. Às vezes, esse tipo de confraternização será chato para quem não participa e conhece os outros convidados. Além de correr o risco de essa pessoa prejudicar o seu “social” com os demais convidados.

O que vestir?

Tudo depende qual é o tipo de festa, em um clube, um churrasco, uma pizzaria, na própria empresa. Mas tente usar tecidos leves, acessórios mais descontraídos e pouca maquiagem. Evite: decotes exagerados, minissaias, bermudas, shorts e transparências. Já para os homens, evite: bermudas, shorts e tênis.

Caso seja em um clube, não é comum os executivos usarem sungas, maiôs e biquíni. Caso você almeje um cargo mais alto na empresa, a dica é evitá-los. Conhece a regra que o “menos é mais”?


Author:
Posted in: Dicas, Etiqueta

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>