JBN Guardanapos Especiais

Blog

Quando surgiu o uso dos talheres?

Como surgiram os talheres? Essa é uma curiosidade que traz alguns conceitos de origem milenar e que vale a pena matar essa dúvida!

Os talheres é uma evolução para a humanidade, desde a Antiguidade já havia a necessidade para os primórdios de terem o auxílio de alguma ferramenta para as refeições. Quando surgiu a faca de pedra, depois de ferro e bronze.

quando surgiu o uso dos talheres

Durante esse período, as facas tinham diversas utilidades como a caça, para comer, de cozinha e para rituais. Só a partir do século XVII surgiram as facas de prata que significavam a riqueza.

Antigamente, usavam-se apenas duas facas para comer. Apenas começaram a usar uma faca e um garfo na refeição após o século XVII.

Como essa história é narrada com muitas fantasias, por razões de deficiência de informações da época, dizem que a colher originou-se dos tempos de Adão e Eva, quando abriu uma concha de ostra e observou que poderia ser um utensílio perfeito para alimenta-se de substâncias líquidas.

Os registros mais antigos em consideração ao garfo foi a de um candidato a santo católico que ao criticar o hábito da princesa de Constantinopla, mulher do governante de Veneza, o doge Orseolo, que comia usando um objeto de duas pontas da qual fisgava os alimentos. Para ele, o utensílio lembrava a lança do demônio, além disso, impedia que as pessoas tocassem no alimento por serem de ordem Divina.

Depois ao chegar à França, por volta de 1530, até Caterina de Médici, levou um enxoval completo com garfo, faca e colher. Logo em seguida, o rei Francês Luís XIV trouxe as boas maneiras ao utilizá-los no banquete.

Já as colheres eram de madeira e feitas de chifre de boi em forma de concha. E os garfos eram apenas dois dentes, na realidade, usados apenas para servir alimentos, somente.

No decorrer dos tempos, os talheres foram se modernizando e diferenciando-se. Tornando ainda mais difícil o seu manuseio, assim, a disposição dos objetos à mesa, também é herdada ao longo dos séculos. O ato de virar a faca para dentro vem da Idade Média, pois a intenção do anfitrião é mostrar que ele está desarmado.

O garfo na mão esquerda e a faca na direita vêm dos tempos de Luís XIV, já que os canhotos eram discriminados.

Daí, estudando a época dos nossos primórdios, pode entender algumas regras de etiqueta e curiosidades sobre os talheres que vigoram até os dias de hoje em nossas mesas!

Author:
Posted in: Dicas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>