JBN Guardanapos Especiais

Blog

Saiba como usar cada Tipo de Talher

Se você tem dúvida como usar todos aqueles talheres postos na mesa, agora é a hora de aprender essa lição!

Os talheres, conforme informa o dicionário Aurélio, vem da palavra “tailhoir”, do francês, o que significa “prato de cortar carne”, ou seja, utensílio que serve para cortar a carne.

O design de cada talher é específico para cada finalidade. O garfo para espetar e carregar os sólidos, a colher para líquidos e cremes, a faca só para cortar.

São dois sistemas que são utilizados para colocar na mesa os talheres, mas primeiro é interessante saber a ordem que costuma serem colocados os talheres na mesa, como por exemplo: garfos e facas no Brasil são colocados no lado correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer.

A regra é que os talheres colocados mais distantes do prato são usados primeiro e, naturalmente, os últimos são os que estão mais próximos do prato.

Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato e os cabos nunca apoiados na mesa. Ao final da refeição, eles devem ficar no sentido perpendicular à borda da mesa.

Esses conhecimentos são básicos para quem deseja fazer um jantar mais requintado, porém, é exigida uma boa etiqueta para utilizá-los. Seguem algumas dicas para que servem cada um dos talheres:

As colheres são mais simples, elas variam de tamanho, mas são usadas para sopa, sobremesa, chás e café (da maior para a menor).

Os garfos maiores são para o jantar principal e os menores são para a sobremesa.

Porém, há dois garfos diferenciados que são os de peixe e o de salada.

O garfo de peixe tem um dente mais grosso que os outros e isso serve para ajudar a separar espinhas do animal. Já o de salada é também diferente, pois têm três dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas.

As facas de serra discreta ajudam a colocar os alimentos no garfo, já os menores servem para a sobremesa ou manteiga. As facas com serra mais pronunciada são especiais para carnes, ou seja, para corte.

Agora que você já conhece para que serve cada um dos talheres, você precisa saber a ordem que são colocados na mesa, veja a seguir:

À esquerda do prato de fora para dentro, segue-se essa ordem: 1- garfo de peixe, 2- garfo para carne, 3- garfo para salada, se for servida.

À direita do prato de fora para dentro, segue-se essa ordem: 1- garfo para “hors-dóuvre”, 2- colher para sopa, 3- faca para peixe, 4- faca para carne (esta fica sempre junto ao prato).

Com essas dicas fica muito mais fácil saber lidar com tantos talheres na mesa! Boa sorte!

Author:
Posted in: Dicas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>